dog.art

Projeto com esculturas (em fibra de vidro) de cachorros, em tamanho natural, customizadas por artistas.
Serão expostas em locais de grande circulação, permitindo interação do público com a cachorrada.
A exposição terá seis modelos de escultura (buldogue, dachshund, dogue alemão, galgo sentado, galgo deitado e vira-lata), ressaltando a diversidade animal e as nossas próprias diferenças.
 
O cachorro foi o escolhido porque é o animal mais presente em nossas vidas, conhecido como “o melhor amigo do homem”. Apesar disso vivemos em uma sociedade onde há grande número de animais abandonados.
Um dos objetivos desse projeto é chamar a atenção das pessoas e da mídia à necessidade de atitudes que possam transformar essa realidade, educando crianças e jovens para que aprendam a amar e respeitar os animais e apresentando aos adultos as inúmeras formas de ajudar, contribuindo para a construção de um mundo mais harmonioso e justo.
 

social e educacional

Serão beneficiados, com a venda das esculturas e outros produtos desenvolvidos para a dog.art, projetos dedicados a amparar animais abandonados e maltratados.
 
Oficinas desenvolvidas por artistas participantes serão realizadas no decorrer das exposições.
Através de diversas técnicas, materiais como papel, arame e sucata serão transformados em arte, na forma de cães e gatos, estimulando a criatividade e educação.
 

o cachorro e a arte

Na história da arte encontramos imagens de cachorros desde os gregos e romanos, muitos foram retratados (sozinhos ou com seus donos) nos séculos 18 e 19 e continuam aparecendo na arte contemporânea em obras de artistas como Takashi Murakami e Jeff Koons. Cinema e TV também imortalizaram grandes estrelas caninas.
 
Nesse projeto o cachorro é o espaço para que as pessoas possam expressar suas idéias.
Dogs customizados por pintores, escultores, estilistas, arquitetos, designers, fotógrafos, músicos, atores, pessoas criativas e talentosas não importando sua profissão…
 
Clique aqui para ver a lista de artistas participantes!
 

as inspirações para o projeto

Os movimentos de arte relacionados à customização de esculturas de objetos e de animais como os leōes e as vacas na Suíça, ovos em Londres, os elefantes em Milão, maçãs em Nova York, flamingos em Miami, galos em Portugal, buldogues em Atenas (Georgia, EUA) além de muitos outros pelo mundo, aliados ao nosso amor pelos animais e nossa ligação com a arte, nos levaram ao projeto dog.art.

A primeira exposição nesses moldes que temos notícia foi a dos leões em Zurique, no ano de 1986, quando mais de 100 esculturas de leões, em diferentes poses e cores, foram espalhadas pela principal avenida, Bahnhofstrasse, em comemoração ao aniversário de 2000 anos da cidade. As vacas customizadas apareceram pela primeira vez no mundo em 1998, nessa mesma cidade.

Em São Paulo, nos encantaram as exposições de raposas, porcos e guitarras e especialmente o trabalho da artista plástica Evelyn Tannus. Evelyn começou a pintar mãos e figas em cerâmica e utilizou, naturalmente, a linguagem das tatuagens nessas peças. Até que, em 2009, veio a descoberta de tatuar algumas raças de cachorros em cerâmica, dando a essas criaturas uma pintura bem humorada e extremamente autoral.

E inspirador foi acompanhar cada um dos artistas passando suas idéias para os dogs, dando vida e cor às esculturas brancas.

 
 

dog.art-logo103x948

Menu